No geral, a chamada cirurgia ortognatica se refere a um conjunto de procedimentos cirúrgicos realizados para tratar as deformidades dento faciais.
A cirurgia é realizada em ambiente hospitalar, sob anestesia geral, por um cirurgião bucomaxilofacial e sua equipe. - é extremamente importante o preparo pre cirúrgico realizado entre cirurgião e ortodontista.
O preparo para cirurgia ortognatica envolve um correto posicionamento dos dentes, já que é o encaixe dos dentes que serão responsáveis por grande parte da estabilidade cirúrgica a médio e longo prazo.
Por isso os pacientes passam por um preparo ortodôntico prévio em que o dentista especialista em ortodontia ira posicionar os dentes na base óssea de forma a favorecer a estabilidade e a movimentação cirúrgica ideal. Logo, o paciente deve iniciar o preparo cirúrgico escolhendo bem seu cirurgião e seu ortodontista de confiança, porque isso irá definir boa parte do resultado final.
Título n.º 1: O que são deformidades dento faciais?
Título n.º 2: Quanto tempo demora o preparo cirúrgico?
Título n.º 3: Quais os benefícios da cirurgia?
Título n.º 1: O que são deformidades dento faciais?
As deformidades dentofaciais são alterações no desenvolvimento dos ossos que compõem o sistema mastigatório - a maxila e a mandíbula, causando uma desarmonia estética e funcional. A origem da má formação facial pode ser hereditária, hábitos deletérios (chupar bico ou dedo por um tempo prolongado), genética (síndromes), traumas faciais durante a fase de crescimento, entre outras.
Basicamente, os pacientes que apresentam tal deformidade são classificados conforme o padrão de face, sendo o classe III aquele que tem a mandíbula mais proeminente que a maxila (paciente "queixudo") e o classe II aquele que tem a maxila mais proeminente que a mandíbula (paciente "sem queixo"); entretanto muitas outras características podem estar associadas, como a mordida aberta anterior, excesso vertical de maxila (exposição excessiva da gengiva ao sorrir), assimetrias faciais (face torta), face curta e atresia de maxila (maxila estreita e mordida cruzada).
Título n.º 2: Quanto tempo demora o preparo cirúrgico?
O preparo para cirurgia depende muito de cada caso e padrão facial. As movimentações ortodônticas serão decididas entre cirurgião e ortodontista no início do tratamento, de forma a levar a um melhor resultado estético e funcional.
O tempo para chegar na posição ortodôntica ideal varia de acordo com o quadro incial do paciente, o tipo de mecânica ortodontica que será empregada, e a posição final desejada.
Em média os preparos levam de 6 a 18 meses, e quem poderá definir com maior precisão este tempo é o ortodontista responsável pelo preparo, após avaliação em conjunto com o cirurgião.
Em alguns casos selecionados, é possível realizar a cirurgia antes da finalização do preparo ortodôntico. Nesses casos chamamos de BENEFICIO ANTECIPADO, em que entregamos o beneficio estético e funcional ao paciente, sem ter que esperar todo o tempo de movimentação dos dentes. Porém, como eu disse, sao casos selecionados e necessitam de indicação precisa e planejamento em conjunto.
Título n.º 3: Quais os benefícios da cirurgia?
Os paciente com deformidades dento faciais podem apresentar diversos problemas estéticos e funcionais, dentre eles, se destacam:
dificuldade mastigatória;
transtornos respiratórios;
desarmonia na estética facial.
A dificuldade de mastigação se dá pelo motivo de o paciente não possuir uma oclusão dentária estável capaz de apreender e triturar os alimentos de uma maneira equilibrada, fazendo com que os dentes se toquem de maneira inadequada e consequentemente o paciente tenha uma capacidade mastigatória diminuída.
O padrão facial que apresenta maior dificuldade de mastigação é o classe III já que os dentes anteriores (incisivos e caninos) não se tocam o que dificulta a capacidade de cortar os alimentos.
Os transtornos respiratórios ocorrem principalmente por um posicionamento mais posterior da mandíbula, ocasionando uma obstrução física da passagem de ar na orofaringe.
No período da noite quando o paciente está deitado e com a musculatura relaxada é o momento em que os sinais e sintomas da dificuldade respiratória mais aparecem, através de roncos e eventos de apneia obstrutiva do sono.
A Síndrome da Apneia Obstrutiva do Sono é uma das consequências da obstrução das vias aéreas, que na grande maioria dos casos, está relacionada com a deformidade dento facial e pode causar uma série de eventos adversos a saúde como dificuldade de concentração, sonolência e cansaço diurno, pressão alta, acidente vascular cerebral, entre outras.
O padrão facial de classe lI é o mais acometido por transtornos respiratórios devido ao tamanho encurtado da mandíbula e o posicionamento do queixo próximo ao pescoço.
A desarmonia facial acomete a parte estética dos pacientes, tanto do padrão facial de classe II, quanto do padrão facial de classe III, assim como os que apresentam mordida aberta anterior, excesso vertical de maxila, assimetrias faciais, face curta e atresia de maxila. Isto se deve pelo fato de que cada tipo de deformidade dento facial apresenta sua característica peculiar em distintos graus de severidade, ou seja, alguns pacientes possuem mais queixo do que outros.
outros possuem uma maxila mais proeminente mas, num contexto geral, todos fogem do padrão estético de beleza.
Comments