top of page
Buscar
  • Foto do escritorFelipe Bueno

Como saber se eu tenho DTM?

Atualizado: 17 de mai. de 2021

As Desordens Temporomandibulares englobam um grupo amplo de diagnósticos, podendo ser divididas de forma didática em dois grandes grupos, musculares e articulares.


As DTMs musculares são aquelas que afetam os músculos envolvidos na movimentação da mandíbula, sendo os músculos da mastigação os mais afetados. Este é o tipo mais comum no consultório, podendo afetar de 45 a 70% da população, acometendo principalmente mulheres entre 20 e 40 anos.


Pacientes com DTM muscular normalmente queixam de dores em região de cabeça e face, sensação de cansaço ao mastigar, cefaleias constantes (muitas vezes confundidas com enxaqueca) e dificuldade ou travamento para abrir a boca normalmente.




Já as DTMs articulares são aquelas que acometem os componentes internos da articulação, como osso, disco, capsula e ligamentos, podendo ocorrer de forma isolada ou em conjunto com DTM muscular.


Este sub grupo de DTM pode levar a sinais e sintomas como estalidos ou creptação (sensação de areia na articulação), travamento com boca fechada ou aberta, dor localizada na região da ATM, dificuldade e dor para movimentar a mandíbula, alteração do ”encaixe“ dos dentes, dentre outros.





Além destes sinais e sintomas, pacientes com DTM também podem manifestar sintomas otológicos, como dores de ouvido, sensação de ouvido tampado, ou zumbido.


Lembramos que o correto diagnóstico do tipo de DTM é imprescindível para definir um plano terapêutico eficaz.


Caso você tenha algum destes sinais e sintomas, estamos à disposição para ajudar.



14 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


Post: Blog2_Post
bottom of page