top of page
Buscar
  • Foto do escritorFelipe Bueno

Artroscopia de ATM X Cirurgia aberta

Hoje vamos discutir um pouco sobre cirurgia aberta e artroscopia, isso porque tenho recebido muitos pacientes com indicação de cirurgia como primeira e única opção de tratamento, ou pior, pacientes sem diagnóstico preciso com indicação de cirurgia com base apenas em um laudo de exame de imagem, e quando avaliamos o paciente, identificamos que o caso não tem indicação cirúrgica.

Pós operatorio de 3 dias de Artroscopia de ATM com discopexia

Aproveitando isso, o primeiro ponto que eu quero discutir é em relação ao diagnóstico.

Não é possível indicar um procedimento sem um correto diagnóstico! E isso é muito importante.


Para fecharmos um plano terapêutico precisamos identificar qual tipo de DTM o paciente apresenta, qual a origem da queixa principal a ser tratada e os fatores etiológicos. Sem identificarmos isso, não é possível indicar cirurgia, seja ela aberta ou minimamente invasiva (que seria a cirurgia por vídeo).


Isso porque os procedimentos cirúrgicos, seja qual for, tratam apenas componentes internos da articulação. Não existe cirurgia para DTM muscular, por exemplo. As desordens musculares apresentam tratamentos exclusivamente clínicos. Então quando eu recebo um paciente com indicação cirúrgica e percebo que o caso é de DTM muscular, isso me preocupa muito. Se esse paciente for para cirurgia, principalmente cirurgia aberta, é um caminho sem volta. E que provavelmente não vai solucionar a queixa do paciente.


O segundo ponto que eu quero discutir, é a respeito da importância do plano terapêutico. Ao identificar o tipo de DTM nos traçamos um plano de tratamento que envolve múltiplas abordagens. Então mesmo que o caso do paciente envolva um procedimento cirúrgico, ou uma artroscopia de atm,


esse vai ser apenas um dos passos para resolução do caso. Apenas operar o paciente sem terapias clínicas adjuntas, provavelmente vai levar o paciente a novos problemas futuros, ou a um prognóstico ruim.


O terceiro ponto, é a respeito das diferenças entre cirurgia aberta e artroscopia propriamente dita. E Agora vamos falar de pacientes que realmente tem indicação de tratamento cirúrgico da atm.


Tanto a cirurgia aberta quanto a artroscopia de atm tem excelentes resultados, quando bem executados. Existem profissionais que operam atm aberta super bem e tem ótimos resultados, assim como colegas que fazem por vídeo e tem excelentes resultados. Mas da mesma forma, recebemos pacientes que fizeram artroscopia com resultados à quem do esperado, assim como pacientes que já passaram por 2 ou até mais cirurgias abertas, sem sucesso.

Então tudo depende do diagnóstico correto, uma indicação precisa, a técnica bem executada (isso é muito importante) e um plano terapêutico e acompanhamento adequado.

Atualmente realizo a grande maioria dos meus casos por vídeo, isso porque nossa equipe consegue (por vídeo, de forma minimamente invasiva) realizar todas as etapas da cirurgia aberta, sem ter que cortar o paciente. E com isso temos algumas vantagens, como um pós operatório mais tranquilo, menor risco de complicações, um trauma menor ao componentes da Articulação e uma recuperação mais rápida por ser um procedimento minimamente invasivo.

Então por esses motivos, nos optamos atualmente pela cirurgia por vídeo na grande maioria dos casos.


Ficou alguma dúvida, nos mande uma mensagem.


Até a próxima


1.189 visualizações0 comentário
Post: Blog2_Post
bottom of page